Algumas considerações iniciais

Tentarei manter uma regularidade nas postagens, mas não combinarei prazos. Por ser uma das válvulas de escapes utilizadas por mim, deixarei que este blog seja alimentado de acordo com a inspiração, e não com o calendário.

Gosto dos comentários. Não são, para mim, apenas um sinal de popularidade, como a maioria dos blogs que vejo. Eles têm um significado maior, que é o de saber como as pessoas que aqui estão pensam sobre os assuntos que comento. Portanto, fique à vontade para escrever. Na medida do possível, responderei a cada um deles.

terça-feira, 25 de maio de 2010

A bolha

Constantemente vejo pessoas contestando obviedades, programas ditos populares, coisas da chamada cultura de massa. Não há nada de mal em se contestar alguma coisa, independente do que seja, mas desde que se tenha ao menos um motivo para isso. Contestar significa questionar, discutir, confirmar alegando alguma razão. Nunca deve ser confundido com crítica sem embasamento.

Não precisa desconectar do mundo para ser diferente dos demais. Não precisa não ver a rede globo para se achar superior intelectualmente. Basta ter discernimento para saber o que é bom, para saber o que se deve absorver e o que se deve descartar.

Fugir do trivial, apenas por fugir, é sem propósito e insano. Deixar de cumprir as facilidades que foram conquistadas apenas para não parecer mais um, é imbecilidade. Podemos ser diferentes sim, conquistar um espaço apenas com nosso conteúdo. Para a gente saber o que é bom, é preciso ao menos conhecer o que é ruim. Só criticar, estando de fora, parece-me despeito, inveja.
.
Enxergo um discurso hipócrita quando vejo críticas aos modismos. Não consigo pensar uma pessoa que não se veja dentro deles. Tem gente que usa esmaltes com cores fortes, sutiã com essas cores também (sim, está meio gay isso, mas é a única coisa que consegui pensar sobre um modismo que pegou recentemente... ou você queria que eu falasse sobre as pulserinhas do sexo?)... e aí, é modismo ou não é? Claro que sim! E só porque usa isso quer dizer que a pessoa é manipulada pela mídia, é alijada do processo pensante social? Absolutamente, não!

Participar de um evento não significa dar adeus a tudo aquilo que se tem, a toda carga cultural que carregamos antes dele. É mais uma informação, que pode ou não ser útil um dia, mas que vai acrescentar experiência em nossas vidas.

É isso.

2 comentários:

Tiburciana disse...

Saudades de ler meu blogueiro favorito lindo e inteligente
Otimo texto Vi como sempre.
E concordo com tudo so para variar tbem

A DAMA DE NEGRO disse...

Vi no blog da Mulher na Polícia que ninguém o lê. Será porque não tem como segui-lo?
Abçs moço.