Algumas considerações iniciais

Tentarei manter uma regularidade nas postagens, mas não combinarei prazos. Por ser uma das válvulas de escapes utilizadas por mim, deixarei que este blog seja alimentado de acordo com a inspiração, e não com o calendário.

Gosto dos comentários. Não são, para mim, apenas um sinal de popularidade, como a maioria dos blogs que vejo. Eles têm um significado maior, que é o de saber como as pessoas que aqui estão pensam sobre os assuntos que comento. Portanto, fique à vontade para escrever. Na medida do possível, responderei a cada um deles.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Sonhos interrompidos

O que se faz quando não se consegue aquilo que você tanto batalhou? Chora? Reclama? Fecha a cara e o tempo para quem está próximo a você? Não sei. Cada um tem seu meio próprio de mostrar descontentamento com as adversidades que a vida nos traz. Feliz ninguém fica e isso é consenso. Talvez a única alternativa reconfortante seja pensar que aquele momento não era o ideal para se ter a coisa almejada.

Ninguém gosta de perder. A gente pode até saber perder, e é importante que saibamos mesmo. Mas gostar de perder é um sentimento difícil, para não dizer impossível, de ser encontrado. Perder nos faz tirar lições, ver onde erramos, onde erraram conosco, ver o que poderia ter sido diferente. Ainda assim não é possível definir com exatidão o que teria acontecido caso tivéssemos feito diferente. De todo modo, é chato demais não conseguir as coisas.... ainda mais quando se batalha tanto...

Uma coisa é certa: ficar lamentando, somente, não adianta. Ainda mais quando essa lamentação vira um hábito de vida. Chega uma hora que ninguém mais tem pena de você, as pessoas nem querem mais ouvir suas histórias. A vida é assim. A gente sensibiliza as outras pessoas por um tempo, mas depois isso só tem importância mesmo para nós. Se com a morte, evento terrível, acontece isso, que dirá com um problema seu, uma coisa mal resolvida.

É, caro amigo, as coisas não andam sempre da maneira que a gente acha que deva andar. E que bom que é assim, senão o mundo seria uma verdadeira zona, já que os gostos, as vontades e desejos são variáveis. E bom que seja assim também para que possamos crescer como pessoas, para que possamos encarar as coisas com mais seriedade, dedicando nosso tempo e nossas habilidades com mais afinco.

Chega de lamento! A fase ruim se foi como uma gota de chuva que passou. O ciclo da água é lento, mas é certo. Com o tempo a gota que passou vai evaporar, virar nuvem e voltar. Como a fase ruim, a chuva com aquela gota nem sempre vai atingir a mesma pessoa, nem sempre a crise retorna. Não faça a dança da chuva, não atraia novas crises. Dê um ponto final nessa história e recomece outra. O final nunca é igual, pois o enredo vai mudar, você vai mudar, e para melhor, tenha certeza absoluta disso. Quando a gente quer de verdade, nem sempre a gente consegue, mas sempre a gente arruma forças para superar o que não deu certo.
É isso.

6 comentários:

Juliana disse...

Nossa a frase que li hoje neste texto me inspirou a levantar a poeria após longos tempos de crise.. obrigada por dizer o que poucos querem escutar, mas o que muitos se dizem a fazer.
beijos

COMENTÁRIO NO BGC

Bruna Olly disse...

agradeço pela indicação e parabenizo por tão belo site,
bjs
Bruna.

Mulher na Polícia disse...

Em suma:
“O que não me mata me fortalece” (Nietzsche).
E por falar em Nietzsche “O homem é definido como um ser que evolui, como o animal é imaturo por excelência”. É assim que me sinto.
Obrigada pelas palavras de conforto.

Guilherme Freitas disse...

Victor, a vida é assim mesmo. Vitórias em alguns dias e tropeços em outros. Sempre foi assim e sempre será. A nós, resta levantar a cabeça diante o fracasso e buscar fazer o melhor (seja na vida profissional, pessoal) sempre. Abraços.

Jaciara disse...

Victor, adorei “não faça a dança da chuva, não atraia novas crises”. E a coisa de ficar se lamentando um tempão e de as pessoas se cansarem da gente é real mesmo. O bom de querer melhorar (porque não tem nada ver com o avanço da idade, tem gente que nunca amadurece) é que a gente percebe essas coisas mais rápido e interrompe logo a ladainha. O jeito é tomar uma chuverada, caprichar no sorriso (mesmo que saia amarelo no início) e seguir em frente. Tristeza vai ter mesmo, ninguém gosta de sentir frustração, mas tem que ter hora pra acabar. Beijo, Jaci

Fran disse...

Não tinha me ligado em algumas coisas queo texto diz.
A gente tem a péssima mania de ficar se lamentando, mais isso cansa….
As pessoas no inicio tem pena, depois se enchem de ouvir a mensma coisa.
Lamentações ´não são boas de jeito nenhum ,primeiro pq desperta um sentimento não muito nobre: a PENA e depois ainda enche a paciência de quem escuta.
Bola pra frente…